domingo, 30 de janeiro de 2011

Conhecendo a Onça - pintada

Onça-Pintada
Nome vulgar: ONÇA PINTADA 
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Nome científico: Panthera onca
Nome inglês: Jaguar
Habitat: Florestas e savanas
Comportamento: Solitário e territorialista
Gestação: 93 a 105 dias
Peso adulto: 36 a 158 Kg
Alimentação na natureza: Aves, Mamíferos
Alimentação em cativeiro: Carne
Causas da extinção: Caça e destruição do habitat
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
·         A onça pintada é uma espécie carnívora e alimenta-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Come também peixes que ela mesma captura em rios, pois possui a capacidade de nadar
·         O acasalamento da onça pintada ocorre em qualquer época do ano e a fêmea costuma gerar de 1 a 4 filhotes por ano. Quando nasce, o filhote costuma pesar 1 kg aproximadamente.
·         Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Está presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil.
·         Possui mandíbulas muito fortes e, por isso, atacam suas vítimas mordendo na região do crânio
·         O animal macho atinge a maturidade sexual por volta dos 3 anos, enquanto a fêmea alcança com apenas 2 anos.
·         A expectativa de vida desta espécie (vivendo de forma selvagem) é de 12 anos aproximadamente. Em cativeiro, a onça pintada pode passar de 20 anos.
·         Para caçar, as onças preferem o período da noite.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: em média 1,80 m (macho) e 1,40 m (fêmea)
Peso:  aproximadamente 100 kg
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco
Altura: aproximadamente 80 cm                                                                                                                          








                                 





sábado, 29 de janeiro de 2011

O mundo dos morcegos.

Morcegos


Classificação:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Chiroptera
Informações:
- São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo, propiciada pela membrana que une 4 dos 5 dedos do membro anterior, formando a asa.
- Há quase 100 mil espécies catalogadas de diferentes características. Algumas espécies já estão ameaçadas de extinção.
- Alimentam-se, principalmente, de frutas, insetos,sangue de animais (poucas espécies hematófagas), peixes, néctar e pólem.
- Ao voar a noite, utilizam um sistema de localização conhecido como biosonar (emissão de ondas ultra-sônicas através das narinas ou boca) Algumas espécies se orientam através dos ecos. Embora possuam este recurso, apresentam visão de boa qualidade.
- Dependendo da espécie, a vida de um morcego vai de 10 a 25 anos de idade.
- Podem transmitir a raiva para o ser humano, através da mordida com seus pequenos e afiados dentes.
-São importantes para o perfeito funcionamento dos ecossistemas, pois atuam na polinização e na distribuição de sementes pelas florestas.
- Atingem a maturidade sexual (período de reprodução) por volta dos dois anos de idade.
- Habitam locais úmidos e escuros, principalmente cavernas e construções abandonadas. Ocorrem em quase todo o planeta, só não sendo encontrados em locais muito frios como nos pólos. No Brasil nós temos morcegos de norte a sul, a quantidade de espécies varia de região para região, mas eles estão em todo nosso país.
- Muitas atividades dos morcegos são realizadas no final da tarde e a noite
- O nome Chiroptera origina-se de Chiro = mão e Ptero = asa, isto é, animais com a mão transformada em asa.
-Um morcego recém-nascido se locomove agarrado à pele da mãe, nasce somente um filhote a cada gestação. A gestação da fêmea dura de 2 a 7 meses. 

10 MOTIVOS PARA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
1.     Morcegos são importantes elo na cadeia alimentar.
2.     As fezes dos morcegos constituem ótimo adubo.
3.     Na saliva do morcego vampiro há uma substância anti-coagulante e poderá ser empregada largamente no tratamento de doenças vasculares.
4.     Morcegos poderão atuar como controladores de pragas na agropecuária.
5.     Morcegos tem sido analisados na utilização do sonar que poderá ajudar o homem.
6.     São grandes controladores de insetos.
7.     São responsáveis pela formação de florestas.
8.     Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, como os ratos, controlando-os.
9.     Morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas.
10. Morcegos são utilizados em pesquisas, inclusive de medicamentos, que poderão ajudar o homem.










sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Características gerais dos tigres


                                                                       Tigres

NOME COMUM: Tigre 
NOME CIENTÍFICO: Panthera tigris
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae 
CARACTERÍSTICAS:
COMPRIMENTO: 
Varia de 1,42 a 2,60 m, até a raiz da cauda. A cauda pode Ter mais de 1 metro
ALTURA: 90 a 100 cm
PESO: 130 a 320 Kg
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 100 a 108 dias
FILHOTES: 1 ninhada (1 a 4 filhotes) cada 3 anos. Os filhotes começam a separar-se da mãe aos 3 anos. Quando nascem os filhotes medem cerca de 30 cm e não pesam mais do que 1 quilo.
HABITAT: O habitat original do tigre foi Sibéria. Daí espalhou-se pela Índia, Indochina, Birmânia, Sumatra, Bornéu, Java, Bali, Turquia e Cáucaso.
TEMPO DE VIDA: Tempo de vida médio de um tigre é de 20 anos. Os machos, em geral, vivem menos que as fêmeas.
PELAGEM: A pelagem do tigre tem como cor de fundo o amarelo claro, que pode variar até o tijolo. Existem tigres em que a cor de fundo é branca.
Alimentação:Estes animais necessitam de comer uma grande quantidade de carne por dia, em média cerca de 30 kg de alimento.Da sua alimentação favorita fazem parte cervídeos, búfalos e outros bovinos, que lhes garantem muito alimento com uma única caçada, mas podem também atacar símios e javalis.

São caçadores noturnos e se aproximam de suas presas em completo silêncio. Entre os carnívoros terrestres eles têm os maiores dentes que podem chegar a 10 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. A força da sua mordida é uma das mais fortes entre todos os felinos. Ele é um grande nadador,também são ágeis e velozes, capazes de andar em terrenos rochosos e subir em arvores com troncos grossos . São caracterizados por suas listras, cada tigre possui um padrão, não existe dois tigres com o mesmo padrão, são como nossas digitais.   O tigre consegue saltar 9 metros de distância em superfícies planas e quase 5 metros de altura. . A visão não é boa mas a audição e o olfato são muito aguçados. Quando faminto um tigre grande pode comer até 45 quilos de carne em uma só refeição. Os tigres são animais misteriosos e, possuem códigos própios e inúmeras maneiras de se comunicarem entre si, por exemplo, eles tem a mania de arranhar arvores e deixar a marca de suas garras. Hoje, o número de tigres não passa de 5 mil em todo o mundo. É um animal protegido. Há hoje 6 espécies de tigres que  não foram totalmente extintas.
















Imagens de Lobos.







Conhecendo os Lobos.(Guará e Cinzento)

Lobos Cinzento

Características
O lobo-cinzento é uma das 35 espécies de mamíferos que pertencem à família dos Canídeos, na qual se incluem o coiote, o chacal, a raposa e o cachorro. Acredita-se que essa família se originou na América do Norte, durante o Eoceno. A área de distribuição do lobo-cinzento se estende pela América do Norte e pela Eurásia. Ocupa uma grande variedade de habitats, incluindo zonas montanhosas, planícies, florestas, a tundra e a taiga.

Pré-História

Na época da pré-história, havia o grande lobo do Pleistoceno - Canis dirus (cão terrível) - e tinha cerca de 2 metros de comprimento.

Lobos Guará
O lobo é um animal selvagem, mamífero, aparentado com o chacal e o cachorro doméstico. É carnívoro e pode medir até 1,60 m de comprimento, incluindo a cauda (de 45 cm), e geralmente tem 85 cm de altura. Pesa em média 50 ou 60 kg. Tem dentes muito poderosos e cauda peluda. Diferencia-se do cachorro doméstico por determinadas características dos ossos do crânio. O lobo tem os flancos finos, ossos e músculos salientes. Os olhos, brilhantes como brasas, não são dispostos horizontalmente, como os dos cães, mas em linha oblíqua. Vive em média de 16 a 20 anos, e pode correr a 45 km/h.

Habitat

Vive hoje nas regiões setentrionais da Europa, Ásia e América. O lobo raramente se isola de seu círculo familiar. Na primavera, a fêmea escolhe um abrigo, junto a uma rocha ou sob uma árvore, e aí prepara um leito de folhas e pêlos, para dar luz à seus filhotes.

Significado do nome:
Seu nome científico é Chrysocyon brachyurus. É um animal mamífero e carnívoro, e está classificado como um animal vulnerável. Família dos canídeos. Ele é o maior canídeo sul-americano, com cerca de 20 a 32 kg. Seu nome popular vem da pelagem amarelo - avermelhada. Vive em campos cerrados, e ocorre a presença do lobo-guará em alguns países da América do Sul: Brasil, Bolívia, Paraguai, Norte da Argentina e Uruguai.


Vida social

Forma grupos familiares e costuma caçar em bandos, nos quais existe hierarquia, sobretudo no inverno. É de hábitos noturnos e evita o homem. Pais e crias constituem a unidade básica do grupo, que se estabelece em um território e o defende marcando-o com urina e fezes. Os lobos têm uma estrutura social muito hierarquizada e mostram modelos de comportamento concreto para informar sua posição social de domínio ou submissão. O lobo emite um uivo muito peculiar, que é mais fácil de ser ouvido durante o acasalamento, no inverno.
O lobo é um animal predador com o qual o cão pode se hibridar; há muitas subespécies geográficas que se diferenciam em porte, pelagem e forma. Caçado devido aos estragos que provoca quando em matilhas, desapareceu de algumas regiões, mas é protegido por diversos países, como o Canadá, onde estes ajudam a controlar a multiplicação dos cervídeos.
Fim

Imagens de Leões.






Conhecendo os Leões

Leões
Informações principais: O leão (do latim leone)(Panthera leo) é um dos quatro grandes felinos no gênero Panthera, e um membro da família Felidae.
Peso(básico): Alguns machos excedendo 250 kg em peso, ele é o segundo maior felino vivente depois do tigre.
Localização: . Leões selvagens existem atualmente na África Subsaariana, e na Ásia com uma população reminescente em perigo crítico, na Floresta de Gir na Índia, tendo desaparecido da África do Norte e do Sudoeste Asiático em tempos históricos
Tempo de vida: Leões vivem por volta de 10-14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver mais de vinte anos. Na natureza, machos raras vezes vivem mais do que dez anos, visto que ferimentos sofridos em combate contínuo com machos rivais reduzem sua longevidade.
Coloração dos Leões:  Os leões possuem coloração variável, entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pêlos negros (que encobrem um esporão córneo, para espantar moscas) e machos com uma longa juba.
Variação genética dos leões: Há ainda uma raridade genética de leões brancos, que apresentam dificuldades de sobrevivência por se destacarem nas savanas ou selvas , logo, tendo imensas dificuldades de caça. São exclusivos da reserva de Timbavati, localizada no Parque Nacional Kruger, na África do Sul.
Caça dos Leões: Os leões estão muito concentrados atualmente nas savanas reservadas, onde caçam principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebrasjavalis; um grupo abate búfalo-africano  entretanto, se o bando estiver faminto pode abater um elefante jovem, na maioria das vezes, e que esteja só. Também é frequente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território e carcaças.
Porque “Rei da Selva”?: O leão é apelidado de o "rei dos animais" por se encontrar - em condições naturais e normais - no topo da cadeia alimentar dos animais que habitam em terra seca. Apesar disso, são os felinos mais sociáveis do mundo: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.

 Fim